A seguinte explicação é um excerto do meu livro “Does the Bible really say that? Discovering catholic teaching in Scripture” (A Bíblia realmente diz isso? Descobrindo o ensinamento católico na Escritura):
As repreensões contra a idolatria aparecem em toda a Escritura (e.g. , Números 33:52; Deuteronômio 7:5,25; 9:12; 12:3; 2 Reis 17:9-18, 23:24; 2 Crônicas 23:17, 28:1-3, 22:18-25,34:1-7). Em 1 Coríntios 10:14, São Paulo escreve: “bem-amados, deveis fugir da idolatria” (Romanos 1:18-23).
Deus condena o pecado da idolatria, seja na forma de adoração de estátuas, ou de bolsa de valores, de sexo, de poder, ou de um novo carro, qualquer coisa que seja como um ídolo. Entretanto, Ele não proíbe imagens religiosas contanto que sejam usadas apropriadamente. Por exemplo, em Êxodo capítulo 25, Deus ordena a Moisés que esculpa estátuas de anjos.
“Iaweh falou a Moisés, dizendo... farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório; faze-me um dos querubins numa extremidade e o outro na outra: farás os querubins formando um só corpo com o propiciatório, nas duas extremidades. Os querubins terão as asas estendidas para cima e protegerão o propiciatório com suas asas, um voltado para o outro. As faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório... Ali virei a ti, e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os israelitas.” (Êxodo 25:1, 18-20, 22; cf. 26:1).
Isso mostra, claramente, que existem circunstâncias nas quais imagens religiosas não são meramente permitidas, mas, realmente, agradam a Deus. Outro exemplo é o incidente bastante engraçado descrito em 1 Samuel 6:1-18. Em Êxodo 28:31-34, o Senhor ordenou que as vestimentas sacerdotais de Arão fossem adornadas com imagens de romãs. Em Números 21:8-9, Ele ordenou a Moisés que confeccionasse uma imagem de escultura de uma cobra que iria, miraculosamente, curar mordidas de cobras venenosas (um misterioso prenúncio da cruz de Cristo [cf. João 3.14; 8:28]). E em 2 Reis 18:4, quando o povo começou a adorar a serpente de bronze, o rei imediatamente a destruiu. O que, outrora, foi uma legítima imagem sagrada tinha se tornado um objeto de idolatria. (Uma narrativa de advertência para qualquer um tentado pela superstição ou pela idolatria).
E note o que Deus disse a Salomão no que concerne à construção do Templo: “Quanto a esta casa que estás construindo, se procederes segundo os meus estatutos, se observares as minhas normas e seguires fielmente os meus mandamentos, eu cumprirei em teu favor a minha palavra, que dei a teu pai Davi, e habitarei no meio dos israelitas e não abandonarei meu povo, Israel. Salomão edificou o Templo e o concluiu.” (1 Reis 6:12-14).
Essa declaração é importante porque o Templo continha um vasto número de estátuas e de imagens, incluindo de anjos, de árvores, de flores, de bois e de leões (cf. 1 Reis 6:23-35, 7:25,36). A decisão de Salomão de incluir essas imagens religiosas veio do presente de sabedoria com que Deus abençoou-o (cf. 1 Reis 3:1-28). E longe de estar descontente com essas imagens,“Iaweh lhe disse: ‘Ouvi a oração e a súplica que me dirigiste. Consagrei esta casa que construíste, nela colocando meu Nome para sempre; meus olhos e meu coração aí estarão para sempre.” (1 Reis 9:3).
Obviamente, Deus não iria abençoar a Salomão e “consagrado” seu templo cheio dessas estátuas e imagens se Ele não as aprovasse — mais uma prova de que as imagens podem ser boas quando usadas para pôr em ordem as nossas mentes em direção a Deus e às realidades celestiais.
Lembre-se, também, de que São Paulo chamou Cristo de “a imagem expressa” do Deus invisível (Colossenses 1.15). A palavra grega aqui para “imagem” é eikonos, da qual deriva a palavra "ícone”.
Assim como guardamos fotos de nossos familiares e amigos para lembrarmo-nos deles, nós também guardamos estátuas e imagens nas nossas casas e igrejas para lembrarmo-nos do Nosso Senhor, de Nossa Senhora e dos Santos.
[Tradução de Fábio Salgado de Carvalho; original: http://patrickmadrid.com/did-you-hear-the-one-about-catholics-worshiping-statues/]
Nenhum comentário:
Postar um comentário